Blog sobre desenvolvimento pessoal, negócios e muito mais
Como ser antifrágil na vida financeira
Como ser antifrágil na vida financeira

Como ser antifrágil na vida financeira

Como ser antifrágil na vida financeira?

Antes de tudo, O que é ser antifrágil? 

É a habilidade que nós temos em se adaptar a interrupções inesperadas em nossa vida sem sermos afetados emocionalmente, por isso nesse artigo trataremos especificamente de dinheiro.

Exemplos do que nos fragiliza financeiramente:

– Inflação (aumento dos preços); 

– Recessão (desvalorização da moeda);

– Lock down etc (ficar confinado em casa).

Esses processos  vão continuar acontecendo  continuamente no mundo. Como lidar com esses e outros acontecimentos do nosso cotidiano que afetam nossa vida diretamente? Como lidar com as dívidas ? 

Nesse artigo, vamos analisar e dar dicas de como ser antifrágil em relação a:

1. Dividas;

2. Despesas;

3. Consumo;

4. Falta de renda;

5. Trabalho de remuneração baixa;

6. Falhas comuns.

1. Dívidas:

Vamos supor que você tem uma empresa e você fez uma divida para comprar produtos e também pra pagar funcionários, então você sabe que se não pagar a dívida, no mês seguinte ela vai aumentar ao ponto de, muito em breve sua empresa abrir falência e haverão pessoas desempregadas, um dono que não tem dinheiro e está falido sem saber o porquê.

Agora entenda, não é porque você não tem uma empresa que você não tem que se importar com as dívidas que você faz, até porque tendo funcionários ou não, existem pessoas que dependem de você e a principal delas é você mesmo.

Então seja antifrágil em relação fazendo Dívidas que:

– Você tem como pagar;

– Sejam em poucas parcelas;

– Você possa renegociar caso algo aconteça;

– Possuam a menor taxa de juros possível.

Lembrando que, dívidas não são coisas boas de se adquirir, mas se for fazer isso, siga os conselhos acima.

2. Despesas:

Em grandes empresas é uma boa prática analisar e reduzir as despesas para economizar dinheiro, faça o mesmo na sua vida por exemplo: Durante a primeira guerra mundial, criou-se o hábito de estocar suprimentos como: Comida, utensílios e ferramentas. 

O mundo por enquanto não está em uma guerra catastrófica, então inverta a sua mentalidade a esse respeito, ao invés de estocar comida, estoque recursos. Isso vai te ajudar com suas despesas se você seguir os seguintes conselhos: 

– Compre mantimentos para no máximo 15 dias no mercado, isso te ajuda a aproveitar promoções e a não comprar alimentos desnecessários;

– Ao invés de lavar roupa com regularidade, lave todas de uma vez em um dia específico, isso te ajuda a economizar na conta de água;

– Se o custo for muito alto e você não conseguir arcar com as despesas, comprar um carro não será uma boa escolha. Use o Uber, faça as contas, é mais econômico do que você pensa;

– Calcule suas despesas fixas e analise onde você pode diminui-las ou corta-las.

3. Consumo:

Na grandes corporações é comum ter um caixa para despesas, sendo assim é muito útil você incorporar isso nas suas finanças, a chave aqui é: Tenha dinheiro guardado para algumas situações, isso melhora a qualidade das suas decisões e te preparando para imprevistos. Guarde o seu Dinheiro para:

– Imprevistos;

– Objetivos de compra (um carro, uma casa e etc.);

– Viagens.

4. Falta de renda:

Nos negócios, donos de empresa geralmente não tem uma empresa só, eles possuem várias fontes de renda, então por que você deveria ter só uma? Tenha outras fontes de renda na sua vida, algumas ideias a seguir : 

– Venda produtos;

– Ofereça serviços;

– Tenha mais de um emprego. 

5. Trabalho de remuneração baixa:

Se você tem um emprego que te paga pouco, elabore um plano de ação ou para ser promovido ou para ser demitido. Trabalhar em lugar onde se é mal remunerado é como estar em um terreno instável, faça como no mundo dos negócios se prepare para mudanças pois inevitavelmente elas vão acontecer! 

6. Falhas comuns:

Assim como no mundo corporativo, existem falhas, assim como sua vida também, pois são formadas por pessoas, isso é normal, você é uma pessoa e vai ter algumas falhas, algumas mais comuns como:

– Dívidas desnecessárias;

– Comprar algo por emoção;

– Não guardar tanto dinheiro quanto deveria.

Aprenda de uma vez que essas falhas comuns acontecem, que você deve tentar ao máximo diminuir elas, isso é responsabilidade sua então resolva, use planilhas no Excel ou APPs de controle financeiro mas resolva. 

Conclusão:

Essas atitudes são usadas no mundo dos negócios, use elas na sua vida e se torne antifrágil ! 

“Construa uma ponte que suporta 30.000 quilos e passe através dela com caminhões de 10.000 quilos” 

– Warren Buffet

Leia também:

Ouça também (em inglês):

Um comentário

  1. Pingback: Verdades Chocantes sobre o Sistema Escolar Público - KHAOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *